sexta-feira, 20 de maio de 2011

Medo de que?

De acordo com o dicionário "Houaiss", medo significa uma perturbação psicológica diante de ameaça ou perigo, real ou imaginário.
Turbação essa, que se confunde com um sentimento de ultraje, temor à humilhação, opróbrio, sentimento penoso de insegurança e timidez.
Logo, questiono: por quê? Por que sinto isso, qual o porquê dessa sensação tão inefável?
Suspeito. O novo impressiona, apavora, assusta, surpreende... Quem se atreve a desafiá-lo? Já fui mais corajoso, racional, sentimental; hodiernamente, vivo o meu momento mais medroso (covarde), não o cômodo; são coisas distintas e não se confundem. Este se trata de um estado de espírito, aquele de um adjetivo próprio para quem perdeu, ainda que momentaneamente, o sentido de seguir em frente.
Sejamos todos empreendedores dos próprios sonhos. Como? Primeiramente, acreditemos neles!

7 comentários:

  1. Posso comentar cantando?

    "...E os motores dessa vida são difíceis de entender
    A escolha é sempre simples, o difícil é decidir
    Tudo é novo no que está por vir

    Não há segredo, não há segredo
    Medo de quê?"(Medo de quê? - Renato Teixeira)

    Sabe o que é engraçado? Que até pra desistir é preciso coragem. Principalmente quando a desistência implica "recomeço". Recomeçar dá um trabalhão, né? Mas às vezes é preciso e, como diz a música, a escolha é sempre nossa. E o difícil é decidir justamente pelo medo que a gente tem de errar. Mas quer saber? Acho que vale a fé e o esforço.
    Gostei muito, Jairinho. Seus posts sempre me deixam assim, introspectiva. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a mais pura das verdades my friend. Pq nos tornamos tão amedrontados diante do novo se ainda nem o conhecemos? É necessário coragem para todas as áreas da nossa vida, pois é esse sentimento que nos afasta de conseguirmos por muitas vezes conquistar o melhor.
    Adoro ler seus posts.
    Bjus my friend.

    ResponderExcluir
  3. O medo é um sentimento que, vez ou outra, toma conta das pessoas, de qualquer pessoa, principalmente quando alguém se vê diante de um futuro ainda desconhecido...Diante de tal insegurança, corajosos não são aqueles que não têm medo, mas sim aqueles que, com força de vontade, o superam com intuito único de perseguir seus sonhos.
    Você escreve muito bem, sabia? Deve ter uma moça muito orgulhosa de você :D
    Beeijo

    ResponderExcluir
  4. Bem, muitos poetas se especializaram em dizer com belas palavras que o medo atrasa a vida, que não se deve ter medo de viver e coisa e tal, mas na verdade eu discordo da maior parte deles. Pq meu bem, existe uma grande diferença entre Medo e Covardia. Meu avô dizia que: "O medo é o que dá limite à vida." e concordo com ele. Tenho medo de altura sim, pq se eu despencar lá de cima quem se lasca sou eu. Não é covardia, eu chamo de "noção de sobrevivência". Por fim, sito aqui o A. Senna: "O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação."

    Resumindo, não é questão de ter ou não medo. Ele está presente, e isso é fato. A questão é o que vc faz com ele.

    ResponderExcluir
  5. Tem também uma cunhada orgulhosa de você.. rs

    ResponderExcluir
  6. Olhaaaa! Tem uns pedaços de medo lá no meu blog! Coincidência... :) Não sei bem se boa ou ruim.
    Acho que o medo é bom se ele só nos faz ficar alertas ao caminho. Quando começa a atrapalhar nossos passos, passa a ser ruim. "É preciso precisão" na dosagem... ;P


    Beijoo em ti, Jairo.
    Saudade de tu oh!

    ResponderExcluir
  7. Medo... sempre o medo...

    como diz Shakespeare... "Nossas dúvidas são traidoras, e nos fazem perder o bem que poderiamos conquistar... se não fosse o MEDO de tentar..."

    Acho que nesse momento nosso medo é a incerteza do futuro né amigo...

    OAB, emprego... carreira... família... e tudo isso a gente precisa firmar na profissão... que é tão incerta... e isso simplesmente da MUITO MEDO.

    I hope we can. I hope we can realize our dreams.

    Mais sucesso que medo pra gente ;D

    ResponderExcluir